Sinusite ou Rinite?

Apesar de possuírem nomes parecidos e algumas semelhanças nos sintomas como congestão e secreção nasal, essas enfermidades são diferentes e, portanto, precisam de atenção individualizada e acompanhamento médico.

O que é a Sinusite?

Sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face, geralmente, é causada pelo vírus da influenza, mas também pode ser ocasionada por alergias e pelo acúmulo de secreção no nariz, que favorece a proliferação de bactérias, ocasionando a sinusite.

A sinusite pode se manifestar de duas formas: aguda e crônica. No caso da sinusite aguda os sintomas podem persistir por até 3 meses, passando desse período, é considerada uma sinusite crônica.

Os principais sintomas a serem observados na sinusite são:

• Sensação de cabeça pesada;
  • Congestão nasal;
  • Dor de cabeça;
  • Tosse;
  • Febre ocasional;
  • Secreção nasal esverdeada e espessa;
  • Sensação de mal-estar;
  • Irritações na garganta;

O que é a Rinite?

A rinite, por sua vez, é uma inflamação da mucosa do nariz. Suas principais causas são: infecções por vírus, bactérias e agentes alergênicos, tais como: ácaros, poeira, pólen, pelos de animais, entre outros. Nesta última causa, estamos falando da rinite alérgica e é o tipo mais comum de rinite.

Os principais sintomas da rinite são:

• Espirros;
  • Congestão nasal;
  • Secreção nasal transparente;
  • Tosse seca;
  • Coceira no nariz, olhos, garganta e céu da boca;

Essas enfermidades podem aparecer sempre que a pessoa tiver contato com seus agentes causadores, como: vírus, bactérias ou substâncias alergênicas. O tempo seco e as mudanças abruptas de temperatura também são um fator desencadeante dessas condições.

Um ponto de observação é que essas enfermidades também podem se manifestar juntas, uma vez que a rinite pode ocasionar a sinusite.

Não negligencie a sua saúde! O recomendado é sempre procurar auxílio médico. O otorrinolaringologista é o profissional indicado e capacitado para avaliar o caso e conduzir o tratamento ideal.