Primary Navigation

Síndrome de Burnout: descubra como ela pode interferir na sua vida

Momentos de descanso, lazer, descontração e alegria costumam ser deixados de lado nos seus finais de semana e também na sua rotina?

Se você está abrindo mão de relaxar e aproveitar a vida do jeito que mais gosta para sempre trabalhar, as consequências desta decisão podem estar batendo à sua porta.

O seu corpo e a sua mente já devem estar dando primeiros sinais, como:

Dores de cabeça e musculares;
Irritabilidade;
Alterações de humor;
Falhas de memória;
Dificuldade de concentração;
Falta de apetite;
Agressividade;
Depressão;
Pessimismo;
Irritabilidade;
Desesperança.

Eles são um alerta de que algo não está bem.

Ao observar algum desses sintomas, você deve se preocupar, porque você pode ter Síndrome de Burnout.

Em 1° de janeiro deste ano, a OMS (Organização Mundial de Saúde) a reconheceu oficialmente como uma doença ocupacional e ela consta na CID-10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), 48 anos depois de ter sido mencionada pela primeira vez pelo psicólogo americano, Herbert J. Freudenberger.

Em 1974, foi ele quem identificou e descreveu os sintomas que enfrentava pelo excesso de atividades em seu trabalho.

Desde então, a pressão pela produtividade e realização profissional têm sido uma constante na rotina de milhões de pessoas, o que acabou levando 33 milhões de brasileiros a ter Síndrome de Burnout, número recentemente levantado em pesquisas realizadas pela Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil).
Menos exigência consigo mesmo e mais lazer Cobranças excessivas somadas ao perfeccionismo impactam negativamente o nosso dia a dia, mas quando reservamos espaço para momentos de descontração e relaxamento, conseguimos transformar sentimentos negativos em positivos.

Porém, o perigo está em quando não existem essas brechas em nossa rotina.

Inclusive, essa situação é bastante comum em profissões desgastantes e estressantes, como:

Jornalistas;
Advogados;
Bombeiros;
Oficiais de justiça;
Bancários;
Executivos;
Operadores de telemarketing.

Por isso, você precisa se preocupar em descansar a mente e o corpo com atividades que sejam prazerosas para você, como desenhar, pintar, passear no shopping, fazer uma trilha de bike em meio à natureza ou brincar com o seu animal de estimação.

Também se cobre menos. Lembre-se que a perfeição não existe e que errar é humano e aceitável. Entenda que você pode aprender com os erros.

Outro ponto que você deve rever no seu dia a dia para que ele seja produtivo e menos estressante é a sua organização semanal de atividades.

Divida o que precisa fazer ao longo dos dias, assegurando que tudo o que deve fazer está anotado e nada será esquecido.

Além disso, deixe brechas entre as suas tarefas para breves descansos e permita-se relaxar.

Se você desconfia que tem Síndrome de Burnout, procure auxílio médico.

Nós, da Multiclínica BH, podemos ajudar você. Agende a sua consulta conosco através dos telefones: (31) 3408-3800 e (31) 9.8874-1796 ou pessoalmente, na rua Santa Cruz, 153, Venda Nova, Belo Horizonte (MG).


Comentários