Primary Navigation

Endocrinologista: o que faz? Quando buscar auxílio desse importante profissional?

O endocrinologista é o profissional responsável por cuidar de todo o sistema endócrino (responsável pela produção de hormônios em nosso organismo).

“Mas quando devo procurar esse profissional?”

A seguir, confira as principais doenças diagnosticadas pelo endocrinologista:

Diabetes

Se na sua família existe histórico da doença, é crucial acompanhar os seus exames anualmente para identificar qualquer alteração na produção de insulina pelo corpo

Saúde da Mulher

Ciclos menstruais longos, menstruação desregulada, sintomas de menopausa, síndrome dos ovários policísticos… Todos esses distúrbios relacionados à saúde da mulher são de competência do endocrinologista e devem ser averiguados

Alterações na tireoide

A glândula tireoide é responsável por fabricar dois hormônios: T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que por sua vez, desempenham um papel fundamental no estímulo do metabolismo. Quando há alteração na tireoide, pode ocorrer o que chamamos de hipotireoidismo (diminuição da tireoide) ou o hipertireoidismo (aumento da tireoide).

Obesidade

A dificuldade em perder peso pode estar relacionada a disfunções nos hormônios tireoidianos e também a diabetes. O acompanhamento médico é crucial.

Você se encaixa em algum desses itens?

Então talvez esteja na hora de procurar auxílio profissional e cuidar da sua saúde e bem-estar.


Comentários