Primary Navigation

Afinal, qual a diferença entre Psicólogo e Psiquiatra?

Muitas vezes, esta pergunta nos vem à cabeça, afinal, psicólogo e psiquiatra têm funções parecidas.

Ambos trabalham para recuperar a saúde mental, bem-estar e qualidade de vida de seus pacientes, porém, de jeitos diferentes.
Psicólogos e psiquiatras têm formações diferentes, o que os possibilita usar técnicas e recursos diferentes para tratar incômodos, transtornos e doenças mentais.

O psicólogo cursa Psicologia durante cinco anos. E, neste período, ele aprende a entender os fenômenos psíquicos e do comportamento humano através da análise de atitudes, emoções e sentimentos.

E é a partir disso que esse profissional faz o seu diagnóstico e faz com que os seus pacientes ressignifiquem as causas que estão provocando os problemas em suas vidas.

Já o psiquiatra estuda Medicina por seis anos e, depois de se formar, faz residência por dois anos e mais uma especialização durante três anos.

E, depois de se dedicar 11 anos à sua formação, ele está apto a diagnosticar doenças mentais graves, como depressão, esquizofrenia e demência, e também tratá-las com medicamentos.

Além disso, o psiquiatra pode solicitar variados tipos de exame, para analisar se o paciente não está com alguma deficiência física que também está comprometendo a sua saúde mental.

Depois dessa análise inicial, se houver necessidade, o psiquiatra pode prescrever remédios para auxiliar na reabilitação dos transtornos mentais.

Embora existam essas diferenças entre psicólogo e psiquiatra, ambos são empenhados em promover o bem-estar de seus pacientes.

E se você precisar de algum deles, nós ajudamos você. Faça contato conosco através dos telefones: (31) 3408-3800 e (31) 9.8874-1796 ou pessoalmente, na rua Santa Cruz, 153, Venda Nova, Belo Horizonte (MG).


Comentários