Primary Navigation

Pequenos sinais que indicam problemas na tireoide

A tireoide é uma glândula situada na região frontal do interior do pescoço, apesar de ser bastante pequena, é a principal responsável por produzir e regular hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo.

Como os que controlam o metabolismo ou que são fundamentais para os sistemas musculares, cardiovasculares e de cognição.

Porém, essa importante glândula pode apresentar alterações, como produzir hormônios em excesso, denominada de hipertireoidismo ou reduzir a produção que nesse caso se chama hipotireoidismo.

Essas disfunções resultam em sintomas bem desconfortáveis, que muitos confundem com outros problemas na saúde não passando pelo acompanhamento correto. Conheça os principais sintomas para ficar bem atento:

1- Alteração no Ciclo Menstrual

Para as mulheres esse é um dos mais incomodam, pois, desregula por completo o ciclo, existem aquelas que sofrem com o excesso de menstruação e aumento do fluxo e outras que podem passar pela amenorreia, em que deixa a mulher por diversos meses sem a menstruação.

2- Intestino Desregulado

Por fazer parte do movimento peristálticos do intestino, o mau funcionamento da tireoide, também o afeta, reduzindo a frequência de evacuação ou causando desarranjos frequentes.

3- Ganho ou perda de peso

Quando a pessoa está passando pelo hipotireoidismo, o seu organismo fica mais lento, logo, diminui o gasto de energia levando o aumento de peso.

Em alguns casos, pode afetar a capacidade dos rins de eliminar os líquidos do corpo, portanto, a pessoa acumula líquido em locais como braços, pernas, rosto e pálpebras.

O hipertireoidismo faz o contrário, acelera o metabolismo mais do que deveria gerando a perda de peso em excesso.

4- Fadiga

Sintoma que acontece quando a glândula está produzindo poucos hormônios, levando a pessoa sofrer de cansaço ao extremo constantemente, podendo ser observado em pequenas atividades rotineiras.

5- Mudanças de Humor

Existem várias formas de se manifestar, algumas pessoas ficam irritadas, nervosas e agitados com frequência, outras que podem sentir palpitações ou tremores, e por fim, quando a tireoide apresenta problemas, pode gerar depressão, desânimo e falta de energia.

6- Queda de cabelo

Por ser responsável por produzir o hormônio folículo, que faz o cabelo cresce, quando há alterações na tireoide logo também resulta em calvície tanto nos homens quanto nas mulheres.

Quem pode te ajudar?

O endocrinologista é o responsável por diagnosticar e tratar qualquer tipo de distúrbio hormonal, portanto, pode te ajudar realizando uma avaliação clínica, recomendando a dosagem de hormônios no sangue e os exames de imagem, para que se confirmado alguma disfunção possa realizar o tratamento adequado para a saúde da tireoide.


Comentários