Primary Navigation

A importância de manter o colesterol sob controle

Devido à rotina corrida, muitas pessoas estão se alimentando fora das suas casas, geralmente, costumam escolher as comidas de fast food, que infelizmente, apresentam alto teor de gordura, acarretando diversos problemas de saúde, inclusive o aumento do colesterol.

Para quem não sabe, o colesterol é o tipo de gordura presente na estrutura membrana celular, muito importante para o funcionamento do organismo.

O nosso fígado é responsável por gerar cerca de 70% desse colesterol, fornecendo componentes essenciais, como a vitamina D, cortisol, estrogênio, etc. Enquanto o que comemos produz cerca de 30%.

Porém, quando nos alimentamos de forma prejudicial, o fígado fornece o que denominamos como colesterol ruim, o principal causador de doenças cardíacas.

Tipos de Colesterol:

VLDL, LDL E HDL

Ao contrário do que muitos acreditam, precisamos sim, do colesterol, porém, depende de qual e de quanto. Por qual motivo?

Exemplificando, o VLDL é um colesterol que transporta os triglicerídeos pela corrente sanguínea, mas, seus valores precisam estar entre 200mg/dL.

Enquanto o colesterol HDL, é o que consideramos bom, nos protege daquele que é ruim, o LDL. Pois, HDL retira o colesterol vilão das artérias, transportando para o fígado onde será quebrado e eliminado posteriormente.

Portanto, devemos ficar atentos ao LDL que é aconselhável estar abaixo de 130 mg/dL, conforme explicamos acima, é o que coloca a saúde do nosso coração em risco.

Quais sãs as formas de prevenção?

Para se prevenir é indispensável uma alimentação equilibrada, rica em ômega 3 e sem excesso de açúcar e gordura, evitar bebida alcoólica e tabaco, associado a prática de exercícios físicos.

E claro, conferir regularmente as taxas de colesterol através do exame de sangue.


Comentários