Gastroenterologia: o que faz e quando procurar

A Gastroenterologia é uma especialidade responsável diagnosticar e tratar todos os problemas do aparelho digestivo, que costumam começar apresentando alguns incômodos e quando não tratados aumentam a densidade e a frequência, podendo evoluir para doenças mais graves.

Quais são as doenças mais comuns?

Existem diversas disfunções que afetam essa região, porém, reunimos as mais comuns e seus sintomas, são elas:

Gastrite

É uma inflamação na região da mucosa, a pessoa que sofre desse mal costuma sentir azia com frequência, dores no abdômen, náuseas, vômitos, perda de apetite, entre outros.

Síndrome do intestino irritável

Desarranjos frequentes ou prisão de ventre, muitas dores na barriga, sensação de inchaço, excesso de gases, são alguns dos incômodos que essa síndrome provoca quando há inflamação das vilosidades intestinais.

Pedra na vesícula

Essa doença gera uma dor intensa no lado direito do abdômen, que aparece cerca de uma hora após a ingestão de alimentos.

Intolerância à lactose

Sendo um dos mais fáceis de serem identificados devido aos sinais logo após o consumo de leite, como barriga inchada, excesso de gases, dor abdominal, desarranjos e entre outros.

Quando deve se consultar com um Gastroenterologista?

Além das doenças citadas acima, existem muitas outras que são silenciosas ou que só emitem sinais quando o quadro está muito agravado, portanto, é necessário realizar pelo menos uma vez por um ano um check-up de exames para verificação.

E qualquer dor ou mal-estar frequente, deve ter a atenção do Gastroenterologista que fará a análise necessária e recomendará o tratamento e até uma dieta adequada para reduzir ou resolver o problema.