Primary Navigation

Doenças reumáticas: não negligencie

O reumatismo ou doenças reumáticas é um grupo de mais de cem doenças que atingem o aparelho locomotor, afetando articulações, ligamentos, tendões e músculos, embora, em alguns casos, outros órgãos possam ser afetados, como coração e rins.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de brasileiros são acometidas por essas doenças. As mais conhecidas são: osteoporoses, tendinites, artrite reumatoide, gota e fibromialgia.
O sintoma mais comum é a dor nas articulações, contudo, outros também podem tornar-se perceptíveis, como rigidez ao movimentar as articulações ao acordar, sensação de calor e inchaço nas articulações e vermelhidão.

Interpretados muitas das vezes como sinais comuns da correria do dia a dia, da rotina agitada e do cansaço, esses sintomas não podem ser negligenciados. Se os incômodos forem persistentes, é necessário que se investigue.

Doenças reumáticas podem levar a incapacitação e o comprometimento de atividades simples; escovar os dentes ou levantar-se do sofá podem se tornar ações extremamente dolorosas. 
Diagnosticar precocemente qualquer doença é essencial. Quando o assunto é doenças reumáticas não é diferente.  As dores e manifestações podem aumentar à medida que a doença evolui, por isso detectá-la inicialmente é tão importante para a manutenção da qualidade de vida. 

Ao contrário do que muitos pensam, as doenças reumáticas não atingem somente pessoas idosas, podendo ser diagnosticada em qualquer idade. A causa para seu desenvolvimento é variada, até por que é formada por um grupo de doenças que possuem características próprias. O auxílio de um especialista é indispensável na identificação da doença, bem como na prescrição de um tratamento assertivo.

Não negligencie as doenças reumáticas!


Comentários