Primary Navigation

Novembro Azul e a saúde do homem

O mês de novembro é dedicado à conscientização acerca da saúde do homem de modo geral, promovendo ações capazes de alertar e trazer ao debate a importância do cuidado e prevenção de doenças que atingem o público masculino.

A prevenção ao câncer de próstata é um dos temas de maior destaque na campanha do novembro azul, sendo ele o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e o responsável por aproximadamente 28,6% das mortes quando o assunto é neoplasia maligna. Só no Brasil, a cada 38 minutos, morre um homem vítima do câncer de próstata, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O câncer de próstata não apresenta sinais quando em fase inicial, tendo, na maioria dos casos, um desenvolvimento lento que pode perdurar por anos sem que se note qualquer sinal da doença, por isso, a realização de exame diagnóstico preventivo é tão importante.

Geralmente quando se encontra em estágio mais avançado, os sintomas mais recorrentes são:

– dor ao urinar;

– sangue na urina e sêmen;

– micção frequente;

– dor óssea;

A idade é um dos principais fatores de risco, tendo em vista que 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos (INCA, 2020). No entanto, fatores hereditários, como histórico de câncer de próstata na família (pais e irmãos diagnosticados antes dos 60 anos), bem como hábitos relacionados ao estilo de vida devem ser tratados com cautela.

Lembre-se: novembro azul é um mês de ênfase para a atenção da saúde masculina, com foco especial ao câncer de próstata e os cuidados devem ser estendidos durante todo o ano e para a saúde de modo geral!

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2535-novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata

https://www.inca.gov.br/

Comentários