Outubro Rosa

Conhecida mundialmente, a campanha “Outubro Rosa” tem o objetivo de conscientizar e informar a população acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer de mama.

O câncer de mama resulta no aumento desordenado das células da mama; essa multiplicação celular anormal forma o tumor que, dependendo do caso, pode atingir outros órgãos. Existem vários tipos de câncer de mama, o desenvolvimento e a dinâmica de crescimento/evolução pode variar de pessoa para pessoa. Mas há um consenso: quanto mais precoce o diagnóstico, melhores serão as chances de cura.

O câncer de mama é bastante comum entre as mulheres, sendo o segundo tipo de maior incidência e também o com maior taxa de mortalidade, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Mas afinal, quais fatores influenciam no desenvolvimento dessa doença e como preveni-la?

Quando o assunto é câncer de mama, alguns fatores de riscos são elencados, sendo a idade um dos mais relevantes, tendo em vista que quatro em cada cinco casos ocorrem depois dos 50 anos (INCA, 2020). Fatores esses relacionados, também, a condições hereditárias/genéticas, ao histórico de vida e à exposição a agentes externos e comportamentais, compreendidos como potencializadores de risco para o desenvolvimento da doença. Casos de câncer de mama na família, terapias de reposições hormonais e exposição frequente a radiação são alguns exemplos.

De acordo com o INCA, aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudável, como: alimentação balanceada, manutenção do peso adequado e prática de exercícios físicos.

O câncer de mama é, em sua maioria, descoberto pela própria mulher. Por isso a importância do estímulo ao toque e conhecimento do próprio corpo, atentar-se ao sinais e mudanças nas mamas é essencial. Presença de nódulos, alterações no mamilo, como a saída de líquido, caroços na região da axila ou pescoço são alguns dos sintomas mais recorrentes, devendo ser investigados pelo profissional da saúde. A mamografia de rotina é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos, sendo os riscos e benefícios discutidos com o médico. Os exames de biópsia são fundamentais para fechamento do diagnóstico.

O tratamento do câncer de mama é variado, podendo incluir procedimentos cirúrgicos, quimioterapia, dentre outros. A prescrição do tratamento é singular e vai depender do grau de desenvolvimento da doença, tipo de tumor e condições clínicas da paciente.

A luta contra o câncer de mama é contínua!

Por isso, não perca tempo: faça o autoexame!