Conheça as doenças relacionadas à má alimentação

A má alimentação causa diversos danos em nossa saúde, aliás, no começo do mês de junho há uma campanha sobre a conscientização da obesidade infantil, que infelizmente está cada vez mais presente. Além de ser um dos fatores responsáveis pela obesidade, a alimentação inadequada gera outras doenças que apresentaremos a seguir:

Diabetes

Existem vários tipos de diabetes, aquela cujo tem relação com a alimentação é chamada de tipo II, que costuma estar presente em pessoas que apresentam obesidade ou excesso de peso.

Colesterol Alto

Nosso corpo produz naturalmente cerca de 70% de colesterol, o que é comum, pois, é uma categoria de gordura essencial para o funcionamento do nosso organismo, porém, quando há aumento dos índices de colesterol, pode acarretar derrames e infartos.

Hipertensão

Alimentos que possuem muito sódio, como os industrializados são os maiores vilões, porque são os autores do aumento da pressão arterial, mais conhecida como hipertensão.

Gastrite

A gastrite é uma inflamação que acontece na mucosa do estômago, geralmente, originária de uma alimentação defeituosa. Quando a pessoa não come nos horários adequados, consome muitos alimentos gordurosos e condimentados, ingere muitas bebidas alcoólicas ou cafés, corre um grande risco de sofrer desse mal.

Obesidade

Se caracteriza como acúmulo de gordura corporal, entre seus diversos fatores, estão inclusos o consumo excessivo de alimentos ricos em calorias e a falta de atividades físicas.

Entenda alguns sinais do seu corpo:

Por vezes, quando sofremos de alguma das enfermidades citadas acima, o corpo emite sinais querendo avisar que algo não está certo, são eles:

  • Mau hálito;
  • Cabelo ralo ou fraco;
  • Unhas quebradiças;
  • Ficar frequentemente gripado;
  • Constipação;
  • Sentir que está com pouca energia frequentemente;
  • Ter diarreia;
  • Com facilidade se sente irritado;
  • Falta de apetite.

Procure seu médico

Portanto, é importante estar atento para entender se há algo de errado com sua saúde, verificar se existe algum sintoma ou incômodo que está mais frequente.

Antes de tomar qualquer decisão é necessário realizar consultas médicas, mesmo que não tenha notado nada de errado, para que os profissionais adequados possam recomendar exames, tratamentos, atividades físicas, ou, no caso de nutricionistas, uma dieta saudável para evitar esses problemas.



Deixe uma resposta

Comentários