Como prevenir das doenças mais comuns de inverno de forma descomplicada

De junho a agosto, as temperaturas caem e não são as blusas de frio, cachecóis e luvas que fazem parte da nossa rotina.

Nós também passamos a conviver com doenças comuns nesta época do ano, como gripes, resfriados e alergias.

As doenças de inverno chegam para todos nós, mas elas atingem com mais frequência os idosos e as crianças.

Como esses dois grupos de pessoas são mais sensíveis, eles podem sofrer sérias complicações de saúde, por isso, evitar que eles contraiam as doenças de inverno é a melhor opção.

Medidas simples são capazes de garantir saúde e bem-estar para você e sua família neste período do ano.

Então, separamos orientações fáceis de serem incluídas na rotina para evitar as doenças de inverno

PREVINA-SE DE GRIPES E RESFRIADOS

Antes de descobrir como evitá-los, precisamos entender a diferença entre eles.

O resfriado é uma infecção viral branda, que normalmente vem acompanhada de coriza e espirros.

Normalmente, ele afeta nosso respiratório e causa mal-estar, dificuldade de respirar e cansaço, porém, ele dura pouco tempo, uma média de apenas cinco dias.

Já a gripe é um pouco mais séria. Embora também seja uma infecção viral, ela é causada por um vírus diferente do resfriado e causa mais problemas à nossa saúde, como febre e tosse.

Evite resfriados e gripes não permanecendo em locais fechados e aglomerações de pessoas.

Também lave muito bem as mãos e os objetos e utensílios que for usar na sua rotina, como pratos, copos, xícaras e talheres.

Outra maneira eficiente de prevenção é se vacinar contra a gripe.

FIQUE IMUNE À DOENÇAS DE PELE

As doenças de pele também sempre são protagonistas no inverno.

Com a queda da umidade do ar, a nossa pele resseca. E ao tomar banhos mais quentes e demorados, ela fica bastante sensível.

E quando nossa pele está mais vulnerável, às doenças que a inflamam e descamam surgem, como a seborreia e psoríase, por exemplo.

Mas para que essas doençasnão façam parte da nossa rotina, o ideal é que você não tome banhos muito quentes nem demorados.

Evite usar roupas de inverno, como gorros, toucas, blusas e meias, que estão guardados há muito tempo. Antes de usá-las, sempre lave-as e deixe-as secar ao sol.

EVITE DOENÇAS CARDÍACAS

O inverno é a estação onde as doenças cardíacas também chegam com tudo.

No frio, nossos vasos sanguíneos se contraem e as pessoas que já são hipertensas têm a circulação do sangue prejudicada, o que pode provocar complicações sérias, como infarto.

Estar agasalhado e protegido contra o frio não só nos dá uma sensação agradável como também nos ajuda a prevenir problemas sérios de saúde.

HÁBITOS PARA MANTER A SAÚDE

Além dessas atitudes simples, você pode ainda manter outros cuidados simples, porém, eficazes para prevenir as doenças de inverno, como:

1. Comer alimentos naturais e saudáveis, como frutas, legumes e verduras;
  2. Beber bastante água durante todo o dia;
  3. Redobrar os cuidados com os hábitos de higiene;
  4. Consultar um médico assim que você sentir qualquer sintoma das doenças de inverno

Embora alguns sintomas possam parecer inofensivos, eles podem se agravar e se transformar em quadros sérios, como pneumonia.

Por isso, além de se prevenir, também é importante que você esteja atento ao que sente e aos sintomas de seus familiares.

E se você precisar de uma consulta, nós, da Multiclínica, estamos à sua disposição.

Inclusive, você pode agendá-la a qualquer hora, no conforto da sua casa ou de onde estiver.

É só tocar aqui e acessar nosso site.

Ou, se você preferir, pode programar seu check-up através dos telefones: (31) 3408-3800 e (31) 9.8874-1796.