Como identificar e evitar a infecção de ouvido

A infecção de ouvido pode surgir quando menos esperamos, em qualquer clima ou estação do ano.

No inverno, ela normalmente vem acompanhada de gripes e resfriados.

Já no verão, a infecção de ouvido pode aparecer depois de nadar ou ficar na piscina por mais tempo do que o recomendado.

A mais comum de todas é a otite, a inflamação do nosso ouvido médio, que fica bem atrás do tímpano.

Esta infecção de ouvido normalmente é causada por vírus.

Além da forte dor que sentimos no ouvido, a otite também apresenta outros sintomas, como:

Dificuldade para dormir;
Irritação;
Febre alta;
Dor de cabeça;
Falta de apetite;
Diminuição da audição.

É importante nos mantermos em alerta e, ao observar esses sintomas, marcamos uma consulta com um médico otorrinolaringologista.
Diagnóstico e tratamento para infecção de ouvido

No consultório, o médico usará o otoscópio, um instrumento semelhante ao estetoscópio, para examinar o nosso ouvido médio.

Ao constatar a infecção de ouvido, ela será tratada com antibióticos, que devem ser comprados em farmácias com a receita prescrita.

Por isso, é importante que você sempre se consulte com um médico para que ele entenda o seu caso e indique os medicamentos mais adequados para que você recupere a sua saúde.

Prevenção
Redobre a sua atenção para não sofrer com a infecção de ouvido aplicando essas 3 dicas simples que preparamos para você:

Mantenha uma dieta saudável: Apesar de ser clichê, esta é uma dica de ouro. Quando você come alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, o seu sistema imunológico não dá brechas para vírus ou bactérias oportunistas.

Limpe os ouvidos adequadamente: Não use cotonetes para higienizá-los. Se for usá-los, faça isso só na parte externa. Para limpar a parte interna, utilize uma toalha macia logo depois do banho.

Cuidado com a umidade: Se você pratica esportes, como natação, hidroginástica ou até mesmo faz caminhadas ao ar livre enquanto chove, use tampões para evitar que a água se acumule nos seus ouvidos.

Aplique estas dicas na sua rotina e mantenha a infecção de ouvido longe de você.

Mas se você precisar de uma consulta médica com um médico otorrinolaringologista, agende-a agora mesmo.

É só pressionar aqui e acessar o nosso site.

Ou, se você preferir, também pode fazer isso pelos telefones: (31) 3408-3800 e (31) 9.8874-1796.