A importância de visita regularmente o médico urologista

Você sabia que, no Brasil, o homem vive 7,2 anos a menos que a mulher, segundo o Ministério da Saúde?

Além das causas por mortes violentas e acidentes de trânsito, o segundo maior motivo de falecimento do sexo masculino no país é o câncer de próstata.

São mais de 66 mil casos e 15,5 mil mortes por ano, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Especialmente depois dos 40 anos, problemas na próstata aparecem com maior frequência e dão origem a alguns sintomas, como:

? Urgência ou dificuldade de urinar;

? Jato urinário fraco;

? Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Por isso, manter a consulta anual com o médico urologista agendada e priorizá-la é essencial.

Nesta consulta, o profissional investigará a saúde da próstata através do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Neste exame, o médico urologista identifica se essa substância está presente em grande quantidade nas células epiteliais da próstata.

O normal é que o PSA esteja lá, mas em uma pequena quantidade. Até 4,0 ng/mL é considerado normal.

Já pacientes que apresentam este índice maior que 10 ng/mL, têm  grande risco de câncer de próstata.

Além do PSA, o médico urologista também faz o exame de toque retal, que permite identificar alterações na próstata.

Apesar de muitos homens ainda terem preconceito com este exame, ele é rápido (dura em média apenas 10 segundos), indolor e não traz riscos à saúde.

Além de manter esta rotina preventiva, é essencial que os homens tenham uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes e frutas.

Beber pelo menos 2 litros de água e se exercitar, no mínimo, 40 minutos 3 vezes por semana, ajuda a garantir saúde aos homens.

Se você já sentiu algum dos sintomas mencionados acima ou ainda não agendou a sua consulta anual no médico urologista, faça isso agora, pressionando aqui para agendá-la sem sair de casa.

Ou, se você preferir, também pode fazer isso pelos telefones: (31) 3408-3800 e (31) 9.8874-1796.