Relação entre covid e trombose

O novo coronavírus, causador da covid-19, pode gerar uma série de complicações para os pacientes infectados. As mais comuns estão relacionadas à síndrome respiratória aguda, embora alguns outros pacientes possam desenvolver, também, problemas renais e neurológicos. Dentre as complicações, vem ganhando destaque o aumento de distúrbios no sistema coagulativo do organismo, podendo elevar o risco de trombose.

A trombose é uma ocorrência clínica caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em determinado vaso do corpo (veia ou artéria), capaz de obstruir o fluxo de sangue pelo organismo. Em casos mais graves, o coágulo, que geralmente ocorre em regiões como perna ou coxa, percorre outros vasos sanguíneos e atinge os pulmões, ocasionando o que conhecemos como embolia pulmonar.

Alguns fatores de riscos estão relacionados ao desenvolvimento de trombose, como histórico familiar, obesidade e doenças cardiovasculares, por exemplo. A presença de infecção no corpo, como pneumonias, também eleva os níveis de risco para o desenvolvimento de trombose.

Sendo o covid-19 considerado um tipo de infecção, os pacientes diagnosticados com a doença estão mais propensos ao desenvolvimento de trombos, acrescendo a esse fato estão os longos períodos de hospitalização em que os pacientes são submetidos, o que acaba por aumentar os riscos de se desenvolver a trombose.

Embora as circunstâncias ainda não estejam totalmente esclarecidas, aproximadamente um terço dos pacientes com covid-19 internados em unidade de terapia intensiva apresentaram trombose. A identificação de altos níveis de dímero-D em pacientes graves com covid-19 foi fundamental para a descoberta da relação covid e trombose, uma vez que esse exame é um importante marcador da coagulação sanguínea.

Em muitos casos, a trombose é assintomática. Nesse sentindo, faz-se ainda mais imperiosa a atenção especializada e contínua em pacientes diagnosticados com covid-19 para que não ocorra e, caso aconteça, seja dada a devida atenção a ocorrência de distúrbios no sistema coagulativo.

Fontes: