Primary Navigation

Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Sendo um tema de grande fragilidade e considerado como um caso de saúde pública que atinge o mundo todo, o uso de álcool e outras drogas assola a sociedade contemporânea. Pensando nisso, o segundo mês do ano é marcado pelo combate ao uso de drogas e alcoolismo, tendo o problema se agravado pela pandemia do novo coronavírus. 

O alcoolismo – considerado aquela ingestão compulsiva por álcool que gera abstinência se interrompida – é uma doença crônica com aspectos sociais, econômicos e comportamentais, atingindo mais de 4 milhões de brasileiros. A dependência ao álcool pode estar relacionada a fatores genéticos, bem como a questões psíquicas, como ansiedade e angustia. Fatores culturais e o fácil acesso ao consumo de álcool também são grandes responsáveis pela dependência.

As drogas, por sua vez, podem causar uma série de malefícios ao usuário, afetando também as pessoas a sua volta. A maconha, a cocaína e o crack são exemplos mais comuns e agem de formas distintas quando em contato com o organismo. Problemas respiratórios podem estar associados ao uso crônico de maconha, já o consumo constante de cocaína causa efeitos neurológicos, que por sua podem desencadear alucinações e ataques de pânico.

A dependência de álcool e outras drogas é resultado de múltiplos fatores determinantes, incluindo aspectos psíquicos, sociais e biológicos, que afeta os indivíduos de distintas maneiras, em diferentes realidades.

O cuidado centrado na pessoa e a criação conjunta de medidas coordenadas e direcionadas ao público alvo, de modo que os impactos nas relações familiares, sociais e político-econômicas sejam minimizados, é primordial quando se trata de uso de substâncias etílicas e psicoativas. Tendo em vista a complexidade do tema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o tratamento seja realizado por equipes multiprofissionais, compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

Sendo a abordagem desse assunto um tabu para muitas pessoas, falar abertamente sobre essa problemática é fundamental, principalmente quando as ações estão voltadas para a prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

Todos juntos nessa luta!


Comentários