Dia Mundial da Diabetes

Uma vez por ano no dia 14 de novembro a comunidade global de saúde pública inicia o Dia Mundial da Diabetes.

Esse dia único no ano tem o objetivo de conscientizar e criar ações para facilitar o entendimento sobre o diagnóstico, prevenção e gestão dessa doença que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo.

O Dia Mundial da Diabetes se trata também de criar ações que possam melhorar o acesso a medicações, serviços de saúde e autogestão da diabetes. Dessa forma eles ressaltam como prevenir complicações derivadas da doença e mostram as formas de melhorar a qualidade de vida de pacientes com diabetes.

As ações tem foco não só nos portadores de diabetes, mas também na comunidade da área de saúde que impacta diretamente na forma que ocorre a condução da doença.

A diabetes é uma doença na qual o corpo não produz insulina como deveria ou não consegue fazer seu uso adequadamente. Existem diversas variantes de tipos de diabetes divididas principalmente entre:

1. Tipo 1
  2. Tipo 2
  3. Diabetes Gestacional

Os sintomas de acordo com sua tipo são diferentes. Entre os principais do Tipo 1 estão:

– vontade de urinar diversas vezes;

– fome frequente;

– sede constante;

– perda de peso;

E do Tipo 2:

– infecções frequentes;

– alteração visual (visão embaçada);

– dificuldade na cicatrização de feridas;

– formigamento nos pés;

Uma dieta saudável, atrelada a atividades físicas frequentes e não tabagismo, podem prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes tipo 2.

Caso sinta alguns dos sintomas, procure um médico e faça o acompanhamento do seu índice glicêmico com frequência. Dessa forma, o paciente pode levar uma vida muito mais saudável e sem complicações.