Primary Navigation

Endometriose

Conforme levantamento realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, cerca de 6,5 milhões de mulheres no Brasil e 176 milhões no mundo são acometidas pela endometriose. Mas o que é isso? A Endometriose é uma doença ginecológica caracterizada pelo desenvolvimento e crescimento do endométrio (camada que reveste a parede interna da cavidade uterina) para fora do útero, podendo afetar outros órgãos, como ovários, trompas, vagina, bexiga, dentre outros. Resultando, assim, numa reação inflamatória crônica.

Os principais sinais e sintomas são: dores na relação sexual, dor para urinar e evacuar, infertilidade e cólica menstrual intensa, sendo mais comum em mulheres em idade fértil.

De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, há uma série de fatores genéticos, imunológicos e de alterações enzimáticas que tornam o endométrio de determinadas mulheres mais propenso ao desenvolvimento da doença.

O diagnóstico é realizado por meio de exame clínico e de imagem específicos. Já o tratamento é prescrito de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo ser através de via medicamentosa ou cirúrgica.

Fique atenta aos sintomas e consulte um médico! O diagnóstico precoce contribuí, e muito, contra a progressão da doença.

Fontes: Saúde Abril, Portal R7 e Associação Brasileira de Endometriose.


Comentários