Primary Navigation

E essas varizes?

Assunto bem comum e que acomete muitas pessoas, as varizes são aquelas veias que se apresentam em forma anormal, mais dilatadas e disformes, com tonalidades avermelhas e arroxeadas, sendo visíveis, principalmente, nas pernas e nos pés. Dores, cansaço, queimação e sensação de peso nas pernas costumam ser queixas frequentes de pessoas que possuem essa doença.

Apesar de sua prevalência ser maior em mulheres, representando cerca de 70% dos casos, conforme a Organização Mundial da Saúde, as varizes também atingem o público masculino. As mulheres são mais propensas, principalmente, em decorrência de fatores hormonais, como os que ocorrem durante a gravidez e menopausa, além do uso de anticoncepcionais e reposição hormonal. As veias das pernas, responsáveis pelo retorno do sangue dos membros inferiores ao coração, podem perder sua elasticidade durante a vida, ocasionando uma dilatação que acaba por impedir o fechamento regular das válvulas. Essas válvulas têm por finalidade impedir que o sangue desça novamente para os membros inferiores, ou seja, direciona-o para cima.

No entanto, quando essas válvulas não funcionam de maneira regular, o sangue fica represado nas veias, provocando, assim, as deformações e dilatações conhecidas como varizes. Alguns fatores de risco precisam ser levados em consideração quando se trata da ocorrência de varizes, tais quais: a predisposição genética, hábitos posturais, como ficar muito tempo sentado ou em pé, idade e sobrepeso.

Certos fatores, como os genéticos, são difíceis de fugir, não é mesmo? Mas há outros que, com a devida atenção, são fundamentais na diminuição das chances de se ter a doença, como, por exemplo, o sedentarismo e o tabagismo. Os incômodos das varizes podem ser amenizados com auxílio de tratamento disponíveis, bem como a prática de atividade física.

Mas não se esqueça: O médico angiologista e/ou cirurgião vascular é o profissional habilitado para diagnóstico e prescrição de vias de cuidado. Se você sofre com esse problema, temos uma estrutura especialista para tratamentos e consequentemente a melhora em sua qualidade de vida.  Entre em contato e agende seu horário.

Fontes:
Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – www.sbacv.org.br
Blog da Saúde – Ministério da Saúde:  www.blog.saude.gov.br
Portal Drauzio Varella: drauziovarella.uol.com.br/


Comentários