Primary Navigation

Coronavírus: saiba como se prevenir!

Os coronavírus são conhecidos desde meados da década de 1960, fazem parte de uma grande família viral, responsáveis por causarem infecções respiratórias em seres humanos e animais. Em sua maioria, as doenças respiratórias ocasionadas pelo coronavírus são de categoria leve a moderada, semelhantes a um resfriado comum. A maior parte das pessoas vão se infectar com os coronavírus “comuns” ao longo da vida, sendo as crianças as mais propensas a se infectarem.

O chamado novo coronavírus foi descoberto em 31/12/19 na cidade de Wuhan, China. Esse novo agente viral provoca a doença chamada de COVID-19, tendo afetado milhares de pessoas ao redor do mundo, alcançando o “status” de pandemia pela OMS na última quarta-feira, 11/03.

Nesta semana, o mundo já registra cerca de 200.000 mil casos, sendo a China, Itália e Irã os países com maiores números de infectados, respectivamente. No Brasil, o número de pessoas infectadas com a COVID-19 não para de subir, a estimativa é de que a contaminação aumente ainda mais nas próximas semanas.

Nesse sentindo, é imprescindível uma ação coletiva de cooperação entre todos, haja vista que, segundo estudo recentemente publicado pela revista Exame, o vírus é resistente, podendo sobreviver em plásticos ou aço inoxidável por dois ou três dias, e no ar, por até 3 horas. Como se sabe, a transmissão do novo coronavírus ocorre pelo ar, por contato com secreções (saliva, espirros, tosse), objetos e superfícies contaminadas. Para se evitar um possível contagio, o Ministério da Saúde traz as seguintes recomendações:

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão, inclusive entre os dedos e unhas;
  • Use álcool como substitutivo da água e sabão – a quantidade de álcool na composição é importante, sendo entre 60% e 70% o mais indicado no combate ao coronavírus;
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel ou antebraços;
  • Evite aglomerações se estiver doente;
  • Não compartilhe objetos pessoais

Note-se que a principal arma que possuímos, nesse cenário de luta contra a propagação e contaminação pelo novo coronavírus, é composta por cuidados básicos, por isso, lembre-se: opte por sair de casa somente em casos de extrema necessidade, evite locais fechados e com aglomeração, não visite parentes ou amigos idosos ou com imunidade mais sensível e respeite as orientações dos órgãos de saúde.

Referências: Ministério da Saúde.


Comentários